A Secretária Geral da Organização da Mulher Moçambicana, OMM, Cidália Chaúque Oliveira, participou a 13 de Junho, de forma virtual, na Conferência Internacional, organizada pela Organização da Mulher Angolana – OMA, sobre o tema: “Mulheres cruzando fronteiras, suas histórias e sonhos”, enquadrada nas celebrações dos 50 anos da Independência Nacional em Angola. O foco do debate centrou-se na participação da mulher em todo o processo político que conduziu à conquista da Independência de Angola, consolidação da paz e o desenvolvimento social e económico nos países de língua oficial portuguesa.
O encontro, cuja sessão de abertura foi dirigida pela Camarada Mara Quiosa Vice Presidente do MPLA, contou com a participação de representantes de organizações femininas da Comunidade dos Países da Língua Oficial Portuguesa – CPLP, organizações femininas africanas, para além de figuras como a Camarada Esperança da Costa, Vice Presidente da República de Angola, e a Camarada Ana Dias Lourenço, Primeira Dama da República de Angola.
A OMM teve a sua participação notável e uma intervenção da Camarada Secretária Geral, Cidália Chaúque, que enfatizou a participação activa da mulher Moçambicana desde os primordiais da Luta de Libertação de Moçambique, até aos dias de hoje. “O nosso Partido, a FRELIMO e o Governo, têm valorizado, de forma crescente, o contributo da mulher nas diversas áreas de desenvolvimento do país, temos mulheres na esfera política, económica, social e cultural, cada uma dando o seu melhor para o bem estar das famílias e da comunidade. A prioridade no empoderamento da mulher é uma realidade, ficando o desafio para que a própria mulher, se capacite continuamente para se enquadrar firmemente nas oportunidades de participar e desenvolver a nossa Nação”, afirmou Cidália Chaúque.
Os debates foram unânimes em aceitar que se deve reconhecer e homenagear a mulher pelo seu papel da mulher na libertação e edificação dos países outrora sob domínio colonial português, e da necessidade de passagem de testemunho para as novas gerações.